Quem vamos ensinar ?
Sim, porque nem só os jovens necessitam de uma educação científica!
Quando a palavra "ciência" é associada, prioritariamente, a guerra, poluição ou morte, tal advém da "insciencia", da falta de cultura científica que atinge mesmo as camadas de maior impacte social e político do nosso País.
A abordagem escolar, porem, é a fundamental.
Não se vai à escola para brincar, vai-se à escola para aprender, o que não tem de ser necessariamente enfadonho.
Os alunos devem memorizar quanto é 2 X 2 e que 25 de Abril de 1974 foi dia de revolução em Portugal; a abordagem experimental das ciências é salutar mas, por favor, não digam aos alunos que isso é fazer investigação...
Contem-lhes histórias das verdadeiras descobertas científicas e juntem-lhes episódios saborosos da vida dos cientistas.
Aprender ciência é combater a ignorância que pode conduzir à destruição do homem, é produzir cidadãos conscientes dos seus direitos e, também, dos seus deveres.
texto de Raquel Gonçalves - Maia
Sim, porque nem só os jovens necessitam de uma educação científica!
Quando a palavra "ciência" é associada, prioritariamente, a guerra, poluição ou morte, tal advém da "insciencia", da falta de cultura científica que atinge mesmo as camadas de maior impacte social e político do nosso País.
A abordagem escolar, porem, é a fundamental.
Não se vai à escola para brincar, vai-se à escola para aprender, o que não tem de ser necessariamente enfadonho.
Os alunos devem memorizar quanto é 2 X 2 e que 25 de Abril de 1974 foi dia de revolução em Portugal; a abordagem experimental das ciências é salutar mas, por favor, não digam aos alunos que isso é fazer investigação...
Contem-lhes histórias das verdadeiras descobertas científicas e juntem-lhes episódios saborosos da vida dos cientistas.
Aprender ciência é combater a ignorância que pode conduzir à destruição do homem, é produzir cidadãos conscientes dos seus direitos e, também, dos seus deveres.
texto de Raquel Gonçalves - Maia