* Alstom apresentou novo AGV

A “Alstom” (actualmente, a maior empresa de comboios de alta velocidade do mundo), apresentou em França o novo comboio AGV (concebido para circular a 360 km/h) e o fabricante de material ferroviário poderá apresenta-lo para o projecto português (o AGV custa, a preços de catálogo, cerca de 25 milhões de euros).
Este comboio de «nova geração», combina uma arquitectura articulada com um sistema de tracção distribuída (tecnologia que reduz, dentro das carruagens, grande parte do ruído causado pela rodagem do comboio nos carris e amortece o movimento entre as carruagens).
Há também outras vantagens neste AVG:
- redução no consumo de energia (consome menos 15%);
menores emissões de CO2 (emite apenas 13 vezes menos dióxido de carbono que um autocarro, 50 vezes menos que um carro e 70 vezes menos do que um avião);
- concepção com cerca de 98 por cento de material reciclável ou reutilizável (alumínio, aço, cobre e vidro).
- comparando o consumo de petróleo, o AGV consome apenas 0,4 litros de petróleo por 100 passageiros por quilómetro, três vezes menos que um autocarro, oito vezes menos que um carro e 15 vezes menos que um avião (o que para uma frota de 100 AGV representa uma poupança de cerca de 5 milhões de euros)…
- pode ser configurado em comboios com 7, 8, 11 ou 14 carruagens (pelo que a capacidade do comboio pode ser entre os 250 e os 650 passageiros) e para terem primeira e segunda classe, ou classe executiva, sala de reuniões, área de lazer e descanso.