* EDP investe na energia eólica

A EDP, Energias de Portugal, investiu 2,1 mil milhões de euros (correspondente a 2,9 mil milhões de dólares) na compra da empresa norte-americana Horizon Wind Energy, que gere parques eólicos.
A aquisição irá permitir à EDP tornar-se no quarto maior operador do Mundo no sector eólico. António Mexia, da EDP, afirmou que “é a maior transacção feita por uma empresa portuguesa fora de Portugal”, o que irá grandes transformações na companhia. “Vai permitir À EDP tornar-se numa empresa melhor, mais valorizada”, sublinhou Mexia.
A operação vai ser financiada em grande parte através de um empréstimo bancário e não deverá por em causa a remuneração dos accionistas.
A empresa portuguesa aposta nas energias renováveis. A escolha dos Estados Unidos fica a dever-se a ser o maior potencial de crescimentos das renováveis. A capacidade de gerar energia eólica passa de 4,2 GigaWatts brutos em 2010, para 7,6, repartidos pelos Estados Unidos (45 por cento), Espanha (36 por cento), Portugal (12 por cento) e resto da Europa.
in Correio Manhã